Jesus nos ensinou a orar e nos deu um “mapa” para orarmos certo: Além de sempre procurarmos estar em um lugar calmo para que nossa mente não sofra interferêcias externas. Ele mostrou que oração é antes de tudo, relacionamento, intimidade e adoração. Curioso até, que na lingua portuguesa, na palavra adoração está contida a palavra oração!
A oração modelo que Jesus ensinou iniciando com Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o seu nome, venha a nós o teu reino e seja feita a sua vontade, nos mostra claramente que antes de tudo devemos adorar a Deus, nos sujeitarmos a sua vontade, e estabelecermos um momento íntimo com ele, só então nessa oração aparece rapidamente o primeiro pedido: O pão nosso de cada dia nos dai hoje! Fica muoto claro ainda, que não se pede nada mais que o necessário para o dia de hoje!
A falta de ensino e a carência humana tem transformado os momentos de oração em uma expressão solitária de homens e mulheres pedintes, que fazem tudo sem ter muito sentido, apenas satisfazem sua necessidade de pedir e alguns ainda se revoltam se não obtem resposta, como se Deus fosse obrigado a dar só porque ele pediu.
Precisamos reaprender a orar primeiro e para isso, temos de iniciar entendedno o que é oração, para não nos rebaixarmos de filhos, que usam esse momento para se relacionar com o pai, para simples pedintes que ao sabem ficar pedindo.
Oração é intimidade com Deus e relacionamento com ele, o restante pode ser chamado momento de petição, reza, prece, lista de pedidos, etc.