O sedento nunca rejeita água cristalina. Se as pessoas não querem ouvir o que está pregando, com certeza o conteúdo não é a inteireza do evangelho de Cristo.
Essa pode ser uma desculpa de quem está pregando, talvez de forma sincera, algo que chama e até entende por evangelho mas certamente não é o genuíno porque está contaminado de igrejismos, tradicionalismos, achismos, descontextualizações e outras práticas mais, que na atualidade empobrecem e contaminam a pureza da mensagem do evangelho de Cristo e que não passa no filtro das mentes mais esclarecidas.
O evangelho frutífero é simples, as mensagens são diretas e sem recheios para agradar o homem da atualidade. Falam contra o pecado, do sacrifício de Cristo, salvação e da vida eterna, simples assim.
É claro que na atualidade há rejeição ao evangelho assim como em todas as épocas houve, mas como sempre esteve, o mundo está cheio de sedentos, só que os de hoje não bebem qualquer água.
Muitas igrejas estão se tornando insuportáveis porque confundem religião, regras, sua cultura eclesiástica e sua tradição oral, com o evangelho, isso as pessoas realmente não querem, é água contaminada! Essa certamente é uma das razões que o grupo religioso que mais cresce no Brasil é o dos evangélicos sem igreja. Eles querem primeiro Cristo, depois a igreja.
A igreja por mais que tentem colocá-la em outro nível, é apenas um meio, não um fim em si. Igreja por si só não produz esperança nem mudança de vida, apenas o fardo da religiosidade, e disso as pessoas estão cheias, isso realmente elas não querem ouvir. Pregue o evangelho sem recheios e sem receios e elas ouvirão!
Sempre haverão pessoas dispostas a ouvir a palavra viva e eficaz do evangelho. Se alguém pensa o contrário ou não consegue ser ouvido, deve simplesmente colocar-se aos pés do Senhor na busca sincera de um renovo pessoal e redireciobamento de sua visão, porque pode estar pregando algo que se parece com o evangelho, até contém o evangelho, mas está contaminado, é agua cristaliza saborizada com aromas que repelem oa ouvintes.
Buscando do Senhor, a fonte de água viva, certamente o renovo virá e junto com ele a revelação direta do trono da graça, de onde corre o rio cujas águas jamais se contaminam e é a esperança de todo sedento. Para isso sempre haverão sedentos e ouvintes de sobra e mesmo que aparentemente não estejam ouvindo, a palavra é viva e eficaz e sua semente produz o o efeito no tempo certo, Mas tem de ser pura e na unção do Espírito que sobretudo é que convence o homem do seu pecado e produz o fruto do arrependimento.
Pr. Eroni Fernandes