Apesar da questão parecer estranha, no âmbito de muitas igrejas, quando o assunto é investimento isso parece não ser dúvida: Os seus recursos são vorazmente consumidos em construções, reformas, prédios, tijolos, concreto,automóveis, conforto, estrutura e festejos.
Mas não é necessário? Existe erro nisso? Aparentemente não, mas vale analisar com mais cautela outras questões antes de dizer se está certo ou errado fazer isso:
- A igreja está também investindo forte no cumprimento de sua missão como evangelizadora?
- Suas ações tem foco na sua missão primordial dada por Cristo?
- Há um plano de crescimento quantitativo e qualitativo da igreja e há investimentos recursos suficientes para tal?
- Investe em treinamento e atualização de seus pastores e obreiros, cooperadores, etc?
- As suas prioridades de investimentos são decididas privilegiando a sua missão ou as construções e reformas e outras coisas?
- Investe recursos do caixa nos projetos de evangelização ou é necessário fazer campanhas e promoções?
Enfim, não é necessário ficar fazendo mais perguntas, com essas respostas é fácil concluir se a igreja está focada em ser igreja, cumprir sua missão ou usa os recursos das contribuições de seus fiéis para ser o equivalente a um incorporador imobiliário do evangelho, enquanto almas que precisariam ser alcançadas continuam no lamaçal do desconhecimento do evangelho que lhes propiciaria alivio no fardo, paz em sua alma e principalmente a oportunidade de salvação em Cristo.
Igreja para ser igreja precisa cumprir e priorizar sua missão evangelizadora e nisso estar seu foco principal e de todas as suas ações, caso contrário nunca será uma igreja em plenitude, limita-se a ser uma instituição religiosa que apenas empreende atividades afins ao evangelho.
Manter a igreja sendo igreja e cumprindo sua missão é de responsabilidade de todos, principalmente de sua liderança. Todos aqueles que direta ou indiretamente, decidindo ou silenciando, são participantes ou cumplices dessas decisões de mau uso dos recursos e desvio de finalidade da igreja, certamente deverão prestar contas a Deus pelo que fizeram, ou mesmo pelo que se omitiram em fazer naquilo que foram chamados por ele.
Pr. Eroni Fernandes
Concordo plenamente que nos dias atuais os lideres correm freneticamente atrás das belas construções e um luxo acima do normal.
CurtirCurtir