Deus fala com os homens de diversas formas, mesmo aqueles que possam estar fora de sintonia com ele.
Na bíblia, há uma passagem no livro do profeta Isaías (28), onde o povo havia se desviado dos caminhos dele e até os sacerdotes que eram os responsáveis pela “intermediação” entre o povo e Deus, “se embebedavam” juntamente com eles. As coisas estavam totalmente fora do rumo.
Entende-se que a cosia estava tão grave que Deus deixa a entender que talvez apenas as crianças que ainda amamentavam poderiam ser seus mensageiros, mas ele que irá fazer algo no meio deles, algo estranho para os padrões da época, e diz que a cama seria encurtada e impossível de se deitar e o cobertor seria estreitado que ninguém poderia cobrir-se com ele e assim o Senhor faria para realizar sua estranha obra e cumprir sua misteriosa tarefa.
Pois bem, muitas vezes queremos que Deus aja e fale publicamente conosco ou com as pessoas para que entendamos que ele precisa falar, queremos até que ele seja nossa própria justiça ou ainda pior, nossa vingança. Primeiro que Deus jamais terá atitudes piores que as humanas e depois suas ações e forma de agir não são segundo a nossa vontade. Ele é um Deus de Justiça, mas também de amor, misericórdia e ele faz conforme sua soberana vontade, mesmo que seja, nos fazendo perder o sono ou mesmo colocando em situações totalmente desconfortáveis como nos leva a inferir pelo contexto bíblico citado, que esta foi a forma dele falar inclusive com os próprios sacerdotes os quais naquela época, tinha sua forma particular de comunicar-se com eles, mas também seria extensivo a todos aqueles que precisariam ouvir a sua voz e tomar atitudes para retomar a seguir o seu caminho e a sua vontade.
Que sejamos atentos à forma de Deus comunicar-se conosco, e sintonizados com ele e que não seja necessário vivermos situações pessoais, familiares, problemas outros permitidos por ele, que não seja necessário nenhum tipo de “dor” para sermos despertados, mas que ao primeiro indício que precisamos corrigir nossa caminhada com ele, estejamos atentos e despertos a tomar o rumo certo.
Bom sono aos que sempre estão atentos à voz do Senhor.
Pr. Eroni Fernandes.